Sunday 30 October 2005

Quando havia lado B


Houve, obviamente, uma altura em que o minha maior colecção era de cassetes e lembro-me do orgulho que foi quando já não tinha espaço para as guardar na mesma prateleira. Dizem que é do signo, mas sempre me deu para as fazer bonitas, com as lombadas escritas a computador e numeradas. Para os números usava, claro, os papelinhos que vinham nas caixas, com as indicação de lado A e B.

Recuperava as enroladas: ia buscar uma chave de fendas do meu pai e desenrolava-a pacientemente com uma bic – boas para isto pelo formato.

Os decks de cassetes da minha aparelhagem, que tem 12 anos, estragaram-se pelo menos há cinco, pelo que nunca mais gravei nada: nem cassetes de «música variada», que me demoravam uma tarde inteira a fazer, nem da rádio.

Herdei algumas e passaram para o carro. Mudei de carro há dois anos e perdi também o autorádio de cassetes, passando a ter cd. Morreram as cassetes. Ou quase. Estão guardadas em caixas, não tenho onde as ouvir, mas também recuso-me a deitar fora. É música. É minha.

Quando comprar cds passou a ser uma coisa possível mais amiude do que antes, fiz um esforço para renovar algumas delas, como os Pearl Jam ou os Doors, mas, por exemplo, os Alice e Chains ficaram para trás. Só tenho o «Unplugged» porque foi prenda de natal. Acho que nunca pus a mão no «facelift», mas ouvi vezes sem conta a conbinação SAP/Jar of flies. O Dirt deve estar na cassete cento e tal e aquele do cão com três pernas também nunca ouvi (excepto as que estão no MTV). É pena, espero um dia poder fazer justiça a isto e comprar os cds.

Ou então não e até lá vem o natal.

19 comments:

Bruno Martins said...

Não sei se é do signo. Eu também era assim com as compilações. Um amigo meu deu-me uma vez um programa informático: Microsoft Publisher. E eu desenhava as capas. Uma maravilha. Padeço da mesma dificuldade que tu. Só que eu posso-as ouvir, mas não o faço por preguiça. Estão ali todas guardadas numa caixa de ténis da "adidas". Organizadas, claro.

innocent bystander said...

bom, desenhar as capas também não. Só escrevia o alinhamento com uma caneta de bico fino preta e a minha melhor letra. organizadas, claro.
(obviamente, cassetes de video o mesmo processo)

Bruno Martins said...

O audio teve sempre um papel mais influente em mim. O vídeo já não tanto. Realmente lá dizem: "Sozinho em Casa"; "Jurassic Park"; "Onde Pára a Polícia", etc. E lá estão nas caixas do Continente, do Jumbo, da Raaks... etc. Nunca comprei caixas de plástico para o vídeo.

innocent bystander said...

não, caixas de plástco também não, até porque não comprava a tv guia para ter as capas - ou melhor, as capas que saíam eram de filmes foleiros, não os que eu gravava. Além disso, a caixa taparia a lombada feita por mim com o nome do filme...

Bruno Martins said...

Estive muitas vezes tentado a fazer bases de dados informáticas, com informações dos vídeos, cassetes e cds. Mas não valia apena pá. Isso era o cúmulo.

innocent bystander said...

eeerr, bom, não, isso também não arranjei pachorra. Mas comecei uma de livros...

Bruno Martins said...

Nope. Nos últimos tempos fui perdendo essa capacidade organizativa. Vou dar um salto até à sala, para ver um clube de futebol. Até logo.

Shadow said...

Os meus decks funcionam :)
mas realmente agora não uso muito as k7's, desde que há dois natais me ofereceram um discman de mp3 que substituiu o meu walkman.

agora só as uso para gravar concertos da antena3. :)

innocent bystander said...

bom, mas desde já vos garanto que ando à procura de novo sistema de som. E com decks, claro!

Jo said...

eu tenho 2 decks e o belo autorádio...mas mm assim confesso q já n recorro mto às k7's.

mas tb eu era organizada, tinha a mania das compilações, e tenho-as todas guardadas em caixas!
de qd em vez pego em algumas e levo-as para o carro :) matar saudades das musiquitas do antigamente!

Personalidade Bloguinho Portuga said...

Eu sinceramente não tenho a mínima saudade das cassetes. Então hoje que é possível criar CDs com colectâneas, a ideia de voltar a enfiar uma cassete num leitor parece-me completamente aburda. Para dizer a verdade não faço colectâneas em CD, já não tenho pachorra. Aliás a música foi relegada para um plano da minha vida que eu nem consigo enumerar.

Fúria catalogueira só me dá às vezes em relação à minha BD, que tenho imensa em revistas estilo Tintin.

innocent bystander said...

esdruxulando: caramba, e o que é que dá o rearviewmirror ao contrário?... prai um mirror...

Bruno Martins said...

O Rearviewmirror acho que não diz nada. Mas o Pry,To, no Vs., diz que, ao contrário, tem uma mensagem do Eddie Vedder para o Pete Towsend, dos The Who. Acho que é algo "Pete Towsend saved my life", ou uma cenaita assim.

innocent bystander said...

uma espécie de «i love you, pete» usando as técnicas do diabo? I love it. Olha, os The who são mais uma razão para eu gostar tantos dos CSIs

Bruno Martins said...

Os The Who são uma razão para gostar de tanta música! Quase tudo no fim dos 80 e princípio de 90 tem influência deles. Com a breca.

innocent bystander said...

pois devem ser. Só nunca estive muito exposta a eles,por acaso.

bonifaceo said...

Uma correcção aqui dum gajo que idolatra o grunge, e os Pearl Jam vêm em 1º da lista :D. A Pry, To é do Vitalogy, que foi durante anos o meu álbum favorito, agora já não sei, porque aquele Ten, cada vez que o oiço (o VS. também é dos meus 3 favoritos)...
O Eddie Vedder quando recebeu o prémio para a Jeremy de melhor vídeo disse que foi graças à música que não acabou como o rapaz do vídeo, por isso, até é possível que a Pry, To tenha alguma mensagem...
Quanto aos AIC adoro o Dirt, porque prefiro o som mais pesado do grunge às baladas, embora às vezes saiba muito bem ouvi-las.
Quanto às k7's, comecei tarde a prestar atenção à música, então comecei com gravações de cd's de um colega meu para ficar a conhecer, e depois comecei a comprar os meus cd's e deixei de ouvir. Agora só compro mesmo o que oiço, e compro muito pouco porque vai muito mal de economias, mas ao longo dos anos consegui acumular 60 e tal cd's.
Tchi, que comentário grande o meu...

bf said...

queres um leitor de cassetes?
sou gajo para te facultar um excelente - que não uso por não ter, nem querer, cassetes! baratito: tipo pelo preço de um jantar no Calcutá! seguido de copos, eventualmente pagos por mim...

innocent bystander said...

olha...
estou à beira de comprar um cenário assim com k7 incorporada, mas podemos manter a janta, na boa.