Sunday 7 August 2005

Porque é que há livros que resistem?

1. Por falar em On The Road, ando há dois meses a ler o Big Sur do Jack Kerouac;
Estou a fazer um esforço enorme porque a escrita dele é complicada e isso irrita-me, mas quero ver se acabo. Comecei o On The Road/Pela Estrada fora, mas encostei-o rapidamente às boxes.
2. Não há direito. eu já sei que não vou conseguir ler na vida todos os livros que devia e queria, por isso é ainda mais chato quando um que a gente escolheu dá este tipo de luta;
3. Apesar de tudo o que está acima, consegui despachar há tempos o Crime e Castigo (Dostoievsky). Comecei e pousei-o pelo menos três vezes, mas algo naquilo me obrigava a continuar. À quarta vez, mesmo quase já sabendo de cor a primeira página (Raskolnikov sai de casa às escondidas para não ser apanhado pela senhoria...), consegui. Primeira vitória.
4. O Ulisses, do James Joyce, será o desafio mais aterrador até agora. Tenho-o há anos, assustou-me o último capítulo, páginas e páginas sem pontuação. Mas ainda tenho esperança.

6 comments:

Rita said...

On The Road ficou-se por uma qualquer estação de serviço. Secador, peço desculpa aos fãs. Crime e Castigo maravilhoso, uma coisa mesmo do camandro.

Minha cara: se não gosta e não é obrigada, não lê. Um livro é como tudo o resto de que nos servimos para nos dar prazer. A partir do momento em qure não gostamos, não comemos.

innocent bystander said...

pois, mas se tivesse deixado o crime e castigo na primeira página não tinha descoberto o resto, não é? Tenho sempre essa esperança, sei lá.
A primeira página de Os Maias, outro dos meus favoritos, também não é fácil, tanto tempo a descrever o Ramalhete... Mas, depois lá para a frente, até me fez chorar. Não é maravilhoso?

Rita said...

Pois, não me estava a referir em desistir na primeira página, de facto isso nunca fiz, mas como uma vez tentei ler o Amor nos Tempos de Cólera 3 vezes porque todos diziam que era lindo e coisa e tal e eu a esforçar-me e olha, nunca consegui. Ainda hoje detesto o livro e já me estou nas tintas para quem fica a olhar para mim com ar de Manelinho quando disse que não gostava dos Beatles....

É isso e quando digo que não gosto dos Pink Floyd. Ah, e de Whisky.

innocent bystander said...

Xiii, curto bué o Amor!! Whisky também não, os Beatles tem dias, Pink Floyd já sabes... Ufa, afinal não sou só eu! Também olham para mim como se tivesse possuída pelo diabo.

innocent bystander said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Rita said...

Mas eu gosto dos Beatles, principalmente quando tenho de passar a ferro.