Saturday 19 November 2005

Escuteiros? O dia até me estava a correr bem...

Saí do prédio, estava a chover.
Ao fundo das escadas, muitas criancinhas, dos seus sete, oito anos.
Vestidinhas de azul e meias.
Escuteiros, pois.
«Veste o casaco», diz o instrutor ou monitor ou lá como se diz.
«Não!», responde um miudo.
«Veste! Um lobito não se ouve a si próprio, não tem lembras? Ouve quem?», responde.

Não fiquei para ouvir a resposta do petiz, só porque me fez confusão esta ideia de carneirada, dos miudos que não podem nem devem pensar por si próprios. Pensei que andar nos escuteiros até ajudava um miudo a ser auto-suficiente e desenvencilhado.

Nunca gostei de escuteiros, nem aquilo das fardas, mas sobretudo da ideia de usar meias e calções no inverno. Só podia ter piada aquilo de aprender a fazer nós, mas mesmo assim desconfio.

Daí a citação dos Gato Fedorento no título e a certeza de que nenhum filho meu se vai meter nestas coisas. Nem nisto nem nas tunas.

24 comments:

Misunderstood said...

Fica descansada que os teus futuros sobrinhos estão estritamente proibidos de pertencer a escuteiros, tunas e claques de futebol (não me lembro de mais nada), sob pena de serem deserdados. Mas não sem antes levarem dois chapadões para acordarem para a vida. Embirro à brava com essas paneleirices e a cena dos escuteiros, desculpem-me a honestidade, soa-me a isso mesmo. Fardas e merdas... Get a life! E ouvi-los a falar sobre a cena?! Epá, o meu estômago não aguenta. Sim, pq conheço pessoas ligadas a essas três cenas, o que, por si só, já justifica a minha embirração. E, pronto. Chega de destilar veneno! lol

innocent bystander said...

ehehe, acho que conheces as mesmas que eu... não há pachorra! mas se calhar ainda embirro mais com as tunas, não sei...

innocent bystander said...

e claques, pois! é porrada de meia noite em cima deles.

Pim said...

tunas e escuteiros, aaarghhh!!! Claques, na onda moderada da coisa, ainda vá que não vá... Agora a porra das tunas e dos escuteiros.. Acho que não há onda moderada nestes... Bom, no meio disto, só espero nunca ter de aplicar o Fedorento «o dia até me estava a correr bem...» com a minha filhota. Fónix!

Siga!!! ;)

Bruno Martins said...

Reconheço utilidade mínima às claques. Reforço: Mínima. Agora, escuteiros e tunas... era metê-los numa retrete gigante e vê-los a rodar em direcção ao cano.

Shadow said...

Não consigo compreender o que é que uma tuna tem pior do que uma claque de futebol?

Acho que nunca vi tunas andarem à porrada umas com as outras, e acho que as pessoas das tunas são pessoas normais. plo menos não tenho razao de queixa.

innocent bystander said...

pim: a solução negar sempre, sempre que os escuteiros e existem. Se ela descobrir nega, nega sempre que sejam cool.

acordeonista: that's right!

moon shadow: e servem para quê, as tunas? são pessoas normais? se estão na tuna... a resposta está dada. e devem dandar à porrada, ah pois devem :-)

bonifaceo said...

Pá, eu até tinha uns colegas escuteiros, e havia lá pessoas fixes, mas não sei porquê há qualquer coisa neles...
Já agora, eles também podem usar calças.
Tunas também não acho grande piada, mas não tenho nada contra.

innocent bystander said...

boni: podem usar calças?! e ninguém avisa aqueles pobres coitados cheio de frio que andam de calções?

Personalidade Bloguinho Portuga said...

Eu acho que esta repulsa pelos escuteiros deve ter alguma explicação freudiana. Eu pela minha parte que nunca fui escuteiro, reconheço-lhes alguns pontos interessantes. Por exemplo as actividades de fim de semana na mata e em acampamentos. Eu acho que isso só pode ser bom para os miúdos que aprendem montes de coisas que lhes podem ser úteis se alguma vez se despenharem na selva... e sobreviverem, claro. Eu nunca fui para os escuteiros porque era preciso ir à missa, e isso obviamente nunca foi para mim. E acho que deve ser altamente pervertido dar uma vestido de instrutor, estando a parceira vestida de escuteirinha.

As tunas vejo-as essencialmente como um meio de se estar na universidade sem que realmente se esteja na universidade. Quer dizer, de vez quando voltam à universidade de origem, mas passam o tempo todo nas festas das universidades dos outros. Deve ser divertido. É claro que depois não há dinheiro para pagar propinas, se se gasta tudo em bubas e em camionetes.

bonifaceo said...

Já agora que ontem esqueci-me. Os instrutores do escuteiros chamam-se "chefes". É verdade.
Se calhar são eles que não querem usar para mostrar a meinha com a tira pendurada com a cor do escalão em que estão.
P.S.: Não é escalão, mas agora também não me lembro do nome, já agora fica aqui a hierarquia: lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e chefes. Lol :D.

Lisa said...

Ouvia eu à minha mãe que os escuteiros são um bando de miúdos vestidos de palerma e um palerma vestido de miúdo. E sempre subscrevi.
E, já agora, se em vez de andarem na rua a melgar as pessoas para comprar a merda das rifas fossem montar barraca no mato era bem melhor. Ou ajudar velhinhas a atravessar a rua, que já se aproveitava alguma coisa.

PS: também odeio tunas, e o pessoal das praxes também ía com uma beleza...

innocent bystander said...

portuga: eu também achava isso, até ouvir o «chefe» dizer ao «lobito» que ele não podia pensar por ele próprio - mesmo que devesse, de facto, vestir o sacana do casaco. sobre as tunas tens razão, o pior mesmo é ouvi-los.

lisa: hehe, bela descrição essas dos palermas, na mouche. pois, pá, e desencanem lá com os calendários e os bolinhos, nao há saco.

bonifaceo said...

Os escuteiros fazem muitos peditórios para eles, é verdade, mas também fazem peditórios para outras causas sociais e chegam a fazer actividades para animar crianças desfavorecidas e em lares. Estou a defende-los, embora continue a não gostar muito do movimento.

p1ngger said...

ignorância é confundir um lobito com um escuteiro.

pah... tu nunca aturaste putos pois não?
essa boca é memo ao geito de quem não sabe fazer, mas sabe mandar bitaques sobre o que os outros fazem.
Mas pronto... ser bitaqueiro é um mal de muito português, por isso tás perdoado...

Cattly said...

escuteiros?? nao vejo o mal?? farto me de divertir a ler as cenas publicadas na net contra eles comparando as fardas a mocidade portuguesa ou o sistema ao regime fascita... eu ca ate penso em entrar p´ro ano pois aquilo parece fixe.. a malta diverte-se e nao podia ser mais fixe... é claro que as vezes tem as suas merdas mas qual é a orgabnizaçao que envolva putos e que seja perfeita???

antonio (top) said...

epah pessoal nao precebo as vossas tretas contra os escuteiros!!mas kual e o mal??estou completamente farto de ver merdas a dizer mal dos escuteiros!!!!por akaso sabes que se houver um desastre na cidade do porto tipu terramoto sabes quem e que vai ajudar a população dando generos alimentares para a população???SAO OS ESCUTEIROS!!!ate te pode salvar a vida a ti e voces so falam assim pk nao sabem tb o que se divertem!!!!nos tamos fartos de trabalhar para a população e so recebemos tretas a insultarnos!!quem e que dá água nas corridas nacionais??quem e que muitas vezes pratica o bem limpando o lixo destas cidades badalhocas??quem e que muitas vezes vai distribuir generos alimentares nas casas das pessoas idosas??OS ESCUTEIROS!!NO FIM SO NAO PERCEBO UMA COISA!QUE RAIO DE RAZAO DE QUEIXA TEM A POPULAÇÃO CONTRA NOS PAH??

rafael, 9ºB... nº12 said...

Meu deus.. este comentários até dão pa rir! Estão mesmo muito bons! CABROES! É isso que voces são todos. Eu sou escuteiro. Sou escuteiro há 7 anos e meio e adoooooooooorrooo! Repito: ADORO!
voces homens hiper-heterosexuais é que encaram as fardas e as meias, e os lenços, e bonés e tudo o resto como mariquices. Pensamento ridiculo devo dizer. Acham que por sermos escuteiros (ou escutapeidos, como quisereem, pois nao ligo a esses comentarios) não gostamos de mulheres é? lol... voces são mesmo irritantes. Já agora os escuteiros dividem - se por secções. A cada grupo etario corresponde uma secção... assim:
1ªsecção-lobitos
2ªsecçaõ - exploradores
3ªsecção - pioneiros
4ªsecção - caminheiros
CHefes
há ainda s escuteiros de fraternidade para idosos.
Já agora nem a farda nem o pensamento é iguala movimentos fascistas ou nazis. Somos altruistas.
Querem que vos explique a frase do chefe «o escuta não se ouve a si proprio»? A frase completa é o seguinte: O escuta não se escuta a si próprio, o escuta escuta Aquelá»
Aquelá é a chefa dos lobitos. Os lobitos regra geral são ecuteiros até aos 10 anos e que como já la devem ter chegado a frase significa que o lobito deve escutar aquelá pois ela tem mais sabedoria para o aconselhar. também somos incentivados a pensar por cabeça propria!
Só quem anda nos escuteiros e que sabe a diversão que são acampamentos nacionais com milhares de gente inclusivé gajas boas e 2 ou 3 noites ou mesmo mais de diversão e pouco sono!


P.S.: já agora a primeira parte do texto, sim aquela em que eu dizia que estava a ser ironico, (ahahah)estava a ser ironico, caso não se tenham apercebido.

andrellv said...

Foda-se... odeio escuteiros.

Lunatic on the grass said...

Um gajo meter-se na droga ainda é de homem... agora, escoteiros?!

senyrabbit said...

Para responder à maior parte que odeia os escuteiros e que se fartam de insultar sem conhecer a realidade:
Primeiro conheçam o meio e depois critiquem. Irrita-me ver aqui uma data de pessoas que se divertem a dizer mal dos escuteiros a mandar bocas, a falar do que não sabem. Só estão a fazer figuras tristes e digo-vos que se qualquer miúdo lobito lê-se os vossos comentários, fartava-se de rir de vocês. PARECEM CRIANÇAS DE 3 ANOS A FALAR DE POLITICA FINGINDO QUE PERCEBEM ALGUMA COISA SOBRE O ASSUNTO. Sou escuteira com muito orgulho mesmo e a melhor coisa que me podia ter acontecido foi ir para os escuteiros, e cada vez que oiço pessoas do vosso género, penso, ignorantes, não fazem a mais pequena ideia do que eu já vivi.....e isso só me dá ainda mais gozo, de andar nos escuteiros.

Para os ESCUTAS: Não liguem a este tipo de pessoas, porque só nós sabemos o que é o escutismo e também só nós é que precisamos de saber. Passamos experiências que eles NUNCA VÃO PASSAR! E TEMOS ORGULHO NISSO!

bf said...

Oh António de 2008. Se houver um grande terramoto, até eu vou ajudar e não sou escuteiro e aqui a ib também, logo não a insultes, pode bem salvar a tua vida.

Os escuteiros são uma associação ridícula na qual os meninos mais velhos gostam de andar de calções e meias e, PIOR, gostam dos acampamentos para andarem a engatar as meninas de 15/16 anos.

Claro que há gente boa e bem intencionada, mas um gajo que diz a um miúdo que um lobito não se ouve a si próprio devia era estar preso!

Mariana said...

primeira é preciso nos informarmos para não dizermos coisas que não é a realidade.
as leis são: O Lobito não se escuta a si próprio. o Lobito escuta Aquelá.
mas como é ÓBVIO isso só se adequam no tempo em que estão dentro dos escuteiros e não ao tempo em que estão fora de lá e para quem disse que "esse homem devia ser preso" está completamente errado porque não deviam falar antes de saber.
fico por aqui.

luisa ferreira said...

Ouve lá o analfabeto(a) e se fosses morrer longe para não cheirares mal??? Essa tua teoria deve levar-te longe na vida!!! Tomaras tu chegares aos calcanhares quer dos Escuteiros, das Tunas ou do ke ker ke seja BURRO(a)...E mais não digo
AINDA GOSTAVA DE SABER PARA KE DEIXAM ESTE TIPO DE GENTINHA NAVEGAR E TER SITES OU BLOGS NA NET...