Monday 16 January 2006

As 100 melhores cenas do cinema

Gosto disto, de listas e compilações. A just me sacou uma lista das cem melhores cenas de cinema de acordo com o Guardian, aqui. Parecem-me bem. O número 1 é do Usual Suspects, um dos meus filmes preferidos, daqueles que acabei de ver e pensei: afinal este filme não existiu.

Está lá a cena do duche do Psycho, logo em segundo; Está o ataque à praia ao som das «Valquírias» do Apocalypse Now, que power; está o Casablanca; está o Serenata à Chuva à chuva, está Os Pássaros, quando os corvos se reunem atrás da Tippi Hedren; Está a morte do Willem Dafoe no Platoon; está o Alien, o Seven e uma série de outras maravilhas.

Mas porque é que a Meg Ryan no café a fingir um orgasmo vem só no lugar 48? E o agora adulto Salvatore sozinho numa sala a ver uma montagem de beijos no Cinema Paraíso apenas em 80º?

Bem sei que isto das listas toca à vontade de cada um, mas eu também gosto de pensar que faria diferente.

8 comments:

Pim said...

Epá e a grande (grandeeee) Anita Ekberg, a banhar-se na Fontana di Trevi, em Roma, queda-se no 85.º? E como é possível que o 98.º e o 99.º sejam «SÓÓ» a morte da mãe do Bambi que fez «SÓÓ» chorar meio Mundo e o mítico «The hills are alive» do Música no Coração? Tssst.

É... são estas coisas das listas...

P.S.: Só para o registo, informaram-me que o Música no Coração deu dia 31 no Disney Channel, em regime de happy hour, isto é, em canal aberto.

innocent bystander said...

pois, o Soud of Music sempre a ser desconsiderado... deu?! Oh céus!

Misunderstood said...

Revi a cena do orgasmo ainda ontem... Muito bom! O filme, claro. lol

just me said...

Lá está, cada um de nós faria uma lista diferente. Mas já é um principio!!!

asterisco said...

Goste-se ou não, falta a cena do descruzar das pernas.
E o aparecimento de Nosferatu no filme de Murnau. E a bala / nave a aterrar na lua, do Méliés. E o Rocky a coser o seu prório braço. E os crucificados a cantarem "Always look on the bright Side of Life". E... e... e...

Senador said...

Oh asterisco esse não era o rocky mas sim o rambo, acho eu. A melhor cena do rocky é ele todo estropiado à procura da adrian!
Tive a ver a lista e a cena da roleta russa do Deer Hunter devia ainda estar melhor classificada, tal como a cena do Pulp Fiction. Ver o Micahel Madsen a cortar a orelha do policia ao som de Joker do Steve Miller é excepcional, não sabemos se ficamos aterrorizados se havemos de rir!

innocent bystander said...

pois é, diane, e o paciente?
pois falta, miudagem mas, de facto é um trabalho de coragem para meter em apenas cem momentos...

bonifaceo said...

Vi ontem pela não sei quanta vez o alien (nº23), uma das minhas sagas preferidas, e deu na rtp1 o bullitt (nº43), que é a cena da perseguição entre dois mustang gt, por acaso até foi a cena que apanhei, se não não sabia que era esse :D.
Se calhar tem cenas que mereciam melhor classificação, até o star wars, que não sou fã, acho que merecia.