Saturday 15 August 2009

Dilema: roupa para as férias

Andei recentemente a organizar fotos de férias no computador e realizei que em cada saída de férias apareço quase sempre igual, ou seja, com o mesmo aspecto.

É fácil de explicar. Primeiro, tiro férias quase sempre em Setembro/Outubro, quando não é em Dezembro. Nunca tive férias no estrangeiro no verão. Assim, estou sempre de casaco. E é quase sempre o mesmo, porque não estou para levar casacos diferentes - pesam, ocupam espaço (a excepção foi NY, um casaco quente e um de chuva sabe-se lá o tempo. Foi estúpido, teria sido uma boa desculpa para comprar lá um). Ah, também será a mesma mala, normalmente também só levo uma - as que se comprarem no destino são outro departamento.... Até já aconteceu andar quase sempre com as mesmas calças, quando nas primeiras férias conjugais consegui arrumar umas que depois lá não me serviam - sim, o amor engorda e sim, só levo calças.

Ou seja: quando faço uma mala de viagem, penso primeiro em conforto. Camisolas leves, casacos finos, um lenço. Cores que se combinem bem. Uma ou duas coisas para jantar. Mas depois chateia-me que em todas as fotos num determinado sítio, esteja sempre de kispo verde ou de casaco castanho, sendo certo que o tempo já não dá para o tirar na altura de fazer a foto. De resto, nem me lembro.

Depois vejo como as pessoas se vestem durante o verão. Vejo pelos turistas que se acumulam ali ao cimo do elevador da glória, que muita gente veste roupa como se fosse dar uma corrida. Calções, t-shirts brancas e as horríveis sandálias com meias ou ténis brancos. Depois andam com brutas máquinas fotográficas e vão mostrar à família fotos de Lisboa em que aparecem como se tivessem ido ao ginásio. Não se tocam? não podiam ter vestido uma camisolinha com cor?

O mesmo vale para quem opta pelo inverso e se passeia de saltos altos. Nunca percebi. Compreendo os acessórios, um chapéu, um colar. Mas os saltos não.

Isto tudo porque tenho nova viagem marcada, de novo para o fim de Setembro. Quero lembrar-me disto na altura de fazer a mala. Tentar dois casacos, calças sem ser de ganga. Um pregadeira, quiçá. Uma saia? Os camper estão garantidos, mas se calhar também uns All Star.

Se calhar para o ano, umas férias com tempo quente garantido.
.

No comments: