Wednesday 29 October 2008

De maneiras que...

Fui ao dentista para uma destartarização e saí de lá com um provável diagnóstico de Problemas da Articulação Temporomandibular, a que nos referiremos a partir de agora de distúrbios de ATM.

Acontece que ao terminar um dos tratamentos fiquei com o maxilar preso, sem conseguir fechar. Felizmente a minha médica é um espectáculo, e conseguiu logo aplicar a técnica de fechamento - disse-me que há muitas colegas que não sabem e uma vez uma deixou um homem de boca aberta UMA HORA antes de lhe irem pedir para ajudar o homem. Só me tinha acontecido numa sessão de vómitos em Palma de Maiorca, quando tentava livrar-me dos mojitos da desgraça.

Ora agora perante distúrbios de ATM, tenho de ir fazer uma radiografia, para ver como se pode melhorar isto. Como a tendência não é passar, posso ter que usar uma goteira de oclusão durante a noite, o que não ajuda ao romance, ou ter de arrancar uma das dentuças e colocar um aparelho fixo em baixo, que também é de lamentar. Mas como diz uma amiga, agora até tá na moda. A ver se arranjo um cor-de-rosa. Siga.

6 comments:

Alf said...

ATM não são as máquinas que dão notas à gente?

innocent bystander said...

antes fosse! mas entao não é que na volta tenho distúrbio à coisa? é sinal que não serei riquérrima!
:-)

I. said...

Tázaver porque é que eu não gosto de ir ao dentista? É só surpresas desagradáveis: "ah e tal tem dois sisos inclusos que tem que tirar", "coiso que devia usar uma goteira de oclusão à noite".
Malvados!
(essa tal goteira é a cena que faz com que os dentinhos fiquem direitinhos e alinhados e não se vão corroendo? é que parece que eu tenho a cena de, derivado ao stress, cerrar os dentes e eles vão-se rilhando. iaca.)

Alexandre Pereira said...

E agora a chover é que não dá mesmo jeito andar de boca aberta na rua!

innocent bystander said...

i: precisamente. rilhar os dentes também concorre para o coiso da ATM. Com a idade piora. Até aconselham a não mascar pastilha, que eu gosto tanto. Não gostava nada de ter de voltar a usar aquela coisa dos pugilistas... sim, já usei em cima

xano: parvinho! :-)

Marlene said...

Ola.

Eu tenho um problema idêntico e estou a usar a goteira desde Fevereiro. É verdade que não ajuda ao romance. No meu caso por exemplo, é motivo pro meu marido passar o tempo todo a rir, não pela aparência, mas pelas cenas que fazemos a falam axim em tudo o que for ss's passam a ser xx's :)
Mas confesso que desde que comecei a usar, o meu maxilar nunca mais deslocou, há dias que prende um bocadinho, mas nada como antes.
De início custa imenso, porque os dentes estão-se a habituar ao aparelho e ficam muito sensíveis e não podes comer coisas duras, mas agora, também já estou melhor nessa parte.

Beijinhos
Marlene
http://donadecasadesajeitada.blogspot.com/