Thursday 19 March 2009

o homem

Ali na estação do Rossio, um menino fugiu de perto de sua mãe e veio para a rua. A mãe chamou-o: «Leandro, ó Leandro venha cá. Venha cá senão vem um homem e leva-o».

Ora bem:
1) Eu desconhecia que ainda se usava o homem do saco e o papão para assustar as crianças. Pensei que agora se usasse o mau das winx, ou assim;

2) Gostava que o tal homem viesse e levasse os pais que tratam os filhos por você.

10 comments:

Bubble MInd said...

:)
mesmo... a mim tb me faz impressão tratar um filho por você.. não me entra mesmo

bjoca

I. said...

Precisava de um saco enorme, o homem.

(Leandro?? Leandro???? e uma queixa ao tribunal de menores?)

Diana said...

Lá vamos nós, eu trato os meus filhos por vocês, até costumo dizer que a melhor coisa que fiz foi vir para o Brasil, assim ninguém me chateia por tratar os meus filhos por você! Mas pronto, isto era só para dizer que apesar disso sou uma gaja porreira, farto-me de brincar com os meus filhos que, por acaso, me parecem crianças felizes, dou-lhes beijos e abraços e digo-lhes que são a coisa mais importante da minha vida, eles também me dão abraços e beijos e dizem que eu sou a melhor mãe do mundo. A sério que não percebo a implicância. A mim não me chateiam as pessoas que tratam os filhos por tu. Pronto, era só isto, vou para dentro, não se incomodem e desculpem lá qualquer coisinha!

Diana said...

Trato os meus filhos por você, como é óbvio.
Sabes que quanto ao homem, eu faço isso, quando ando com eles os três no meio da Av. Paulista cheia de gente, obrigo-os a andar à minha frente, digo-lhes sempre que se alguém os pega, eu não vejo. Olha que funciona!
Pronto, calei-me!

innocent bystander said...

Diana: não ponho em causa que brinques muito com os teus filhos e eles contigo. Nem sequer o uso do homem mau no meio da rua, quando eles correm para onde querem, embora ache um bocado creepy. Agora, tratar por você os filhos, pessoas que deste à luz? Eu guardo o tratamento para pessoas que não conheço, ou pessoas mais velhas. Com os filhos juro que não percebo.

Diana said...

Eu percebo que não percebas, o que não percebo é porquê essa implicância. Há muitas coisas que não percebo mas com as quais não me chateio por aí além. Mas pronto, tudo bem, cada um na sua.
O tratamento por você para mim é sinal de respeito (excepto quando é o tratamento que dou a pessoas que não conheço) tanto para com os mais velhos como para com as crianças. e sim, pari-os a todos os três!!!!!

Bruno said...

O que me incomoda é que a fama do género masculino continua muito por baixo.

Aquela mãe disse que se se o pirralho não se portasse bem viria um homem... não disse que viria uma mulher...

A não ser que ela estivesse a referir-se ao Homem enquanto espécie.

Se fosse comigo diria: "cuidado que vem uma mulher e leva-te". Diria mais, "vem a Júlia Pinheiro e grita-te ao ouvido". Acho que era suficiente para o pôr na ordem.

Bruno said...

Quanto ao tratamento, não percebo porquê "você" e não "vossa mercê" ou "vossemecê".. Isso é com cada um, mas acho que deveríamos tratar toda a gente por tu (ou qualquer outra coisa). A diferenciação de tratamentos entre pessoas diferentes só ajuda a estender barreiras que para mim são incompreensíveis. O respeito não advém do facto de tratarmos alguém por "tu", por "você" ou outra coisa qualquer. Acho que deveríamos tratar-nos todos da mesma forma. E esta questão nem faria sentido.

innocent bystander said...

É por aí Bruno, é por aí. Mas pronto, confesso que a mim também sempre me ameaçaram com «um homem, um homem com um saco». Coisas...

Diana said...

Bruno, cada um é educado como a sua família acha que deveria ser. A minha educou-me assim. Não entendo qual é o problema, já disse aqui que o facto de tratar os meus filhos por você não cria barreiras nenhumas. Isso que vocês chamam de incompreensível para mim é uma atitude intolerante! Mais nada. É pura e simplesmente preconceito!